FIQUE LIGADO, CHEGOU A BASE NACIONAL COMUM (BNCC)!
Algumas considerações
Marli Dias Ribeiro
A
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento, uma política de Estado,
já previsto desde de a Constituição de 1988 e somente agora teve força para
avançar. Os debates tiveram início ainda no governo Dilma Rousseff com a
aprovação do Plano Nacional de Educação para o decênio 2014-2024. Inicialmente, o cronograma previa que fosse concluída a BNCC em 2016, mas somente no final de
2017, no dia 20 de dezembro, depois de longos debates, foi homologada para
Educações Infantil e para o Ensino Fundamental. Os ajustes para o Ensino Médio
ainda estão em andamento. Nesse período, ocorreram 27 seminários Estaduais
e 3 versões do documento. Foram mais de
4 milhões de participações na construção da proposta.
Segundo
o Ministério da Educação um dos principais objetivos da base é reduzir as
desigualdades de aprendizado dos alunos estabelecendo habilidades e
competências em cada etapa da educação e indicando conteúdos mínimos a serem
trabalhados. Ainda, segundo o MEC, a
implantação deverá durar 2 anos e depois do parecer do Conselho de Educação a BNCC
será homologada pelo MEC e se tornará obrigatória em todo país para escolas
públicas e particulares.
Ela, a base, passará a direcionar os currículos, os livros didáticos e a formação docente, entres outros. É importante lembrar que a base servirá de elemento suporte para o currículo, seu ponto de partida, e que caberá aos Estados e municípios, junto com o MEC apoiar a elaboração e adequação dos currículos das redes de ensino de acordo com as competências estabelecidas pela BNCC.
Ela, a base, passará a direcionar os currículos, os livros didáticos e a formação docente, entres outros. É importante lembrar que a base servirá de elemento suporte para o currículo, seu ponto de partida, e que caberá aos Estados e municípios, junto com o MEC apoiar a elaboração e adequação dos currículos das redes de ensino de acordo com as competências estabelecidas pela BNCC.
Na
Educação Infantil as competências foram organizadas em Direitos de aprendizagem
e desenvolvimento; e Campos de Experiências. No Ensino Fundamental os
componentes de todas as disciplinas atuais estão mantidos, no Ensino Médio a
BNCC define conhecimentos comuns e obrigatórios em todas as instituições de
ensino, eles ocuparão 60% do total da carga horária e os outros 40% serão
optativos.
De
fato, parece ser consenso que a BNCC sozinha não tem condições de modificar
todos os problemas da Educação brasileira, contudo mostra-se como mais uma
ferramenta que pode auxiliar e impulsionar outras ações nessa direção. Conhecer
a base e compreender seus objetivos auxiliará na organização da escola e na
atualização das Propostas Pedagógicas. As equipes gestoras, os professores
podem iniciar os estudos sobre o documento e levar o debate á comunidade. Refletir juntos é sempre a melhor opção. Participação forte, escola forte.
Sugestão para
saber mais: Guia da Base Revista Nova
Escola
O que me preocupa é a proposta considerar apenas as disciplinas de português e matemática como obrigatórias. Se fala tanto da importância do conhecimento científico, tecnológico, político, social e econômico.
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